Franco da Rocha
3 anos atrás

Teatro Girandolá recontará a história do Juquery, história do Hospital Psiquiátrico do Juquery

Teatro Girandolá recontará a história do Juquery, história do Hospital Psiquiátrico do Juquery

O espetáculo “Juquery – Memórias de quase vidas” é o quarto processo de criação do Teatro Girandolá, foi produzido com recursos do ProAC 2013, estreou em outubro de 2014 e reconta, de maneira poética, a história da formação da região da Bacia do Juqueri. Depois de 2 anos desde a estreia do espetáculo, pela primeira vez, ele ficará em temporada dentro de um dos prédios do próprio hospital.

Juquery-memorias de quase vidas (Foto: Roger Neves)
Juquery-memorias de quase vidas (Foto: Roger Neves)

O Teatro Girandolá recontará a história do Juquery, dentro do próprio Juqueri, resignificando um dos prédios mais emblemáticos desse Complexo Hospitalar, a Rotunda, que era um espaço onde os pacientes considerados em estágio mais agudo da doença mental, ficavam reclusos.

Desde a fundação do Teatro Girandolá, em 2007, o grupo busca criar e produzir espetáculos que o coloque em diálogo com sua comunidade, que coloque em pauta de discussão assuntos que fazem parte do cotidiano das cidades de Francisco Morato e Franco da Rocha, cidades onde o grupo atua. E por conta dessa trajetória, o espetáculo “Juquery – Memórias de Quase Vidas”, nasceu do desejo de seus criadores em conhecer, entender e se posicionar diante de suas próprias histórias.

Todo o processo de criação do espetáculo foi bastante intenso. As cenas e personagens nasceram de um mergulho na história de formação das cidades que hoje formam a região da Bacia do Juqueri e essa história é fortemente marcada pela história do Complexo Hospitalar do Juqueri.

Juquery-memorias de quase vidas (Foto: Roger Neves)
Juquery-memorias de quase vidas (Foto: Roger Neves)

O espetáculo nasceu do convívio do grupo com as pessoas que ainda hoje vivem no Complexo Hospitalar e também com os funcionários que cuidam dessas pessoas. Nasceu das histórias que leram em livros que recontam a história da psiquiatria e das conversas que tiveram com moradores de Franco da Rocha, que compartilharam o que ainda habita em seus imaginários sobre essa história. Nasceu da perplexidade de seus criadores diante dos registros anotados em prontuários médicos de pacientes que passaram uma vida inteira reclusos dentro dos muros de um dos maiores hospitais psiquiátricos da América Latina.

A temporada acontecerá de 6 de novembro a 11 de dezembro de 2016, todos os domingos, sempre às 17h. O espetáculo é indicado para maiores de 16 anos, a entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos no próprio local da apresentação, com 1 hora de antecedência. São 40 lugares por sessão.

O Complexo Hospitalar do Juqueri fica na Av. dos Coqueiros, 300, Centro, Franco da Rocha/SP e as apresentações acontecerão no prédio da antiga Rotunda.

Essa temporada é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA, através de seu núcleo artístico Teatro Girandolá e integra a programação da Franco Mostra Teatro 2016, promovida pela Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha.

Mais informações: 4488-8524

Sinopse: Personagens e histórias esquecidas atrás dos muros do Hospital Psiquiátrico do Juquery (que há mais de 100 anos separa a loucura considerada doentia, da loucura cotidiana e aceitável pela sociedade), se contrapõem a tantas outras histórias que estão todos os dias diante dos nossos olhos, e que talvez acostumados a elas, já nos passam despercebidas.

Ficha Técnica do espetáculo
Texto: Teatro Girandolá (em processo colaborativo)
Dramaturgia: André Arruda
Direção: Fabia Pierangeli
Atores criadores: André Arruda, Mariana Moura, Meire Ramos, Roseli Garcia, Silvia Sapucaia e Shirla Pereira
Figurinos: Silvia Sapucaia
Adereços: Silvia Sapucaia, Pedro Quintanilha e Teatro Girandolá
Concepção de espaço cênico: Teatro Girandolá
Trilha sonora: Teatro Girandolá
Músicas: Mariana Moura e Naruna Costa
Iluminação: André Arruda e Fabia Pierangeli
Preparação corporal: Adriana Souza
Colaboração na pesquisa: Andréa Amorim
Produção Executiva: Ôxe! Produtora Comunitária
Produção gráfica e fotos: Roger Neves
Indicação etária: 16 anos
Lotação máxima: 40 pessoas

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?