Franco da Rocha
3 anos atrás

Toninho Lopes fala sobre as redes sociais e participação popular da política

Toninho Lopes fala sobre as redes sociais e participação popular da política

Nos últimos anos, temos visto o real impacto das mídias sociais na esfera política. Se observarmos o uso da internet por parte de políticos e instituições públicas, e o poder de organização e mobilização demonstrado por aqueles que utilizam esses espaços da web para protestar e reivindicar direitos junto aos governantes, certamente concordaremos que está havendo uma mudança nas relações entre o povo e seus representantes.

E isso se dá em escala mundial. Desde a primavera árabe até os recentes protestos no Brasil, tem ficado claro que as ferramentas de mobilização de massas mudaram muito. Assembleias e panfletos têm dado lugar a eventos online e posts escritos, não por lideranças pré-estabelecidas, mas por pessoas comuns, que se deram conta de seu próprio poder como cidadãos, e passam a ter uma compreensão mais clara e definida da democracia e da participação. Tudo isso, em grande medida, se deve à internet, e mais particularmente, aos espaços de convivência nela surgidos, as redes sociais.

Acontece que esse poder recém-adquirido vem chamando a atenção daqueles que são cobrados pela população. Políticos e governos, cientes do processo irreversível diante do qual estão colocados, também passaram a utilizar redes sociais tanto em caráter interno (para aperfeiçoar processos de órgãos públicos e incentivar o intercâmbio de ideias entre representantes e funcionários destes órgãos) quanto externamente, como forma de responder com agilidade a reivindicações, críticas e sugestões de seus eleitores.

Ao redor do mundo, há diversos casos de sucesso. Porém, apesar de inteligentes, no Brasil, essas iniciativas – salvo raras exceções – são tudo o que não se deve fazer em social media: postagens estáticas, respostas padrão aos comentários postados, e, em suma, canais de pura propaganda, que pouco ou nada tem a ver com o caráter orgênico e autêntico que o público espera deles.

Toninho Lopes mostra vanguarda na utilização das redes sociais em nossa região, com uma equipe ativa e eficiente no trabalho. Modelo este inclusive sendo reproduzido na região e entre parceiros. Sua página pode não ser a com maiores curtidas, mas a interação e o alcance orgânico que atingiu é inegável.

“Sou já antigo na política, e se não tivesse me renovado não estaria mais na ativa. Pra representar a população, deve-se estar sempre em contato com ela, e as redes sociais estão aí pra isso” disse Toninho Lopes.

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?