Caieiras
2 anos atrás

Trabalhadores de Caieiras já utilizam serviços digitais disponibilizados pelo Ministério do Trabalho

Trabalhadores de Caieiras já utilizam serviços digitais disponibilizados pelo Ministério do Trabalho

Em novembro de ano passado, o Ministério do Trabalho lançou um pacote com quatro ações para melhorias e modernização do atendimento e qualificação dos trabalhadores. Entre elas se destacam a Escola do Trabalhador, uma plataforma digital de ensino à distância, totalmente gratuita, para qualificar os trabalhadores; o aplicativo Sine Fácil, que ganhou nova versão, em que o trabalhador pode buscar por vagas de emprego através de qualquer smartphone ou tablet, não precisando comparecer pessoalmente ao PAT, evitando perda de tempo, filas e gastos com transporte e alimentação; a Carteira de Trabalho Digital; e também o Seguro Desemprego via web, permitindo que o benefício seja solicitado de casa, assim que o trabalhador recebe os documentos na demissão.

E assim fez a munícipe Letícia Lemos, que solicitou o benefício em casa e compareceu no PAT de Caieiras apenas para confirmar o requerimento e receber a liberação com as datas e valor a receber.

Segundo o supervisor do PAT Caieiras, Celso R. Berti, “a nova medida da plataforma digital protege o trabalhador diminuindo os riscos de fraudes no sistema, além de agilizar o tempo de recebimento, pois o prazo de 30 dias para receber o benefício começa a contar a partir do preenchimento do cadastro pelo trabalhador, no sistema, e não a partir da data de liberação pelo PAT”.

“Acompanhamos as dificuldades que os munícipes enfrentam nesse momento no Brasil, e estamos empenhados para ajudá-los da melhor maneira, prestando serviços mais eficientes”, destacou a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Emprego.

Desde o lançamento da plataforma digital, a Prefeitura de Caieiras, através do PAT, tem intensificado a divulgação na região para o uso dos serviços digitais do Ministério do Trabalho.

 

Seguro Desemprego Web

 

Como funciona:

O encaminhamento do Seguro-Desemprego será feito pelo site Emprega Brasil, no endereço:https://empregabrasil.mte.gov.br/Para ter acesso aos serviços do Emprega Brasil, a primeira coisa que o trabalhador precisa fazer é se cadastrar no site:Ao clicar em “Cadastrar” abrirá a tela do cidadão.br, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site:

 

Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física. É preci so acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso. Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

 

Fonte: Ministério do Trabalho

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