Caieiras
1 ano atrás

Transparência: Secretaria da Saúde faz balanço das principais ações realizadas em 2017

Transparência: Secretaria da Saúde faz balanço das principais ações realizadas em 2017

Logo no início do ano de 2017, a Secretaria da Saúde passou a oferecer o serviço de mamografia na UBS Laranjeiras, com uma média mensal de 279 exames, favorecendo a prevenção e o diagnóstico, contribuindo para a manutenção da saúde das mulheres.

A Secretaria também deu início, em 2017, às atividades do serviço de Residência Terapêutica destinado ao atendimento de pacientes da saúde mental desinstitucionalizados e assistidos pela equipe multidisciplinar do CAPS II, residentes 24 horas, acompanhados pela equipe de enfermagem e cuidadores para reabilitação psicossocial, garantindo seus direitos.

Na atenção básica, uma ação muito importante para a redução da fila de espera: um longo processo, bastante árduo para a equipe da Secretaria da Saúde e para o Departamento Jurídico da Prefeitura, seguindo todas as determinações legais, foi concluído, culminando na terceirização do Pronto Atendimento Municipal, com incremento de profissionais médicos clínicos e pediatras na atenção básica, ampliando o atendimento e, consequentemente, reduzindo a fila de espera por atendimento.

Como parte da programação de aniversário dos 59 anos do município, a Prefeitura de Caieiras inaugurou, em dezembro, o Centro de Reabilitação e Fisioterapia no Serpa, com dois andares, sendo que um será voltado para o atendimento fisioterápico em ortopedia e o outro para fisioterapia neurológica, com equipamentos e estrutura de primeira linha, para promover a recuperação integral da saúde.

Visando humanizar e aproximar as equipes de saúde das famílias caieirenses, uma das principais ações que a Secretaria da Saúde irá implantar futuramente será a Estratégia Saúde da Família, através do qual serão priorizadas ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde de forma integral e contínua, representando melhor qualidade de vida para o cidadão.
Frota

A Secretaria também promoveu a renovação da frota da saúde, com quatro novas ambulâncias e um caminhão baú para o transporte de materiais.

O departamento de transporte da Secretaria atendeu, em 2017, quase 13500 pacientes, incluindo deslocamentos para hemodiálise, radioterapia, quimioterapia, AACD e acamados.

Exames

Levantamento realizado pela Secretaria apontou que 346.821 exames foram realizados, entre eletrocardiogramas, exames laboratoriais, radiológicos, ultrassonografias e mamografias.

Campanhas

Durante todo o ano, a Secretaria da Saúde realizou diversas campanhas de conscientização sobre temas bastante importantes como promoção do aleitamento materno, prevenção e combate ao suicídio, prevenção ao Câncer de Mama, ao Câncer de Próstata e conscientização contra a AIDS.

Vacinação

Em 2017, um assunto que ganhou grande destaque na imprensa em todo o Brasil foi a febre amarela. Caieiras, por meio da Secretaria da Saúde, tomou a frente e iniciou a campanha de vacinação contra a doença logo em agosto, quando da realização da “Ação Cidadania”, na Calcárea. Desde então, 99.710 pessoas já foram imunizadas.

Outras campanhas de vacinação foram realizadas: contra o HPV (papilomavírus humano), dividida em duas fases, com cobertura de 40% em ambas; de multivacinação, para atualização da caderneta e, em relação à saúde animal, 9607 vacinas foram aplicadas na campanha de vacinação antirrábica.

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?