Caieiras
2 anos atrás

Transparência: Secretaria de Ação Cultural e Turismo de Caieiras alavancou o desenvolvimento de ações para o fomento do setor

Transparência: Secretaria de Ação Cultural e Turismo de Caieiras alavancou o desenvolvimento de ações para o fomento do setor

Mais de 1000 alunos a partir de 3 anos de idade foram atendidos nos cursos e oficinas gratuitos oferecidos pela Secretaria de Ação Cultural e Turismo de Caieiras no ano de 2017. Entre esses cursos e oficinas estão: ballet, artesanato, circo, pintura em tela, dança de rua, dança de salão, dança do ventre, meditação, violão, teclado, canto coral e teatro. Tais iniciativas contribuem para a promoção e incentivo à cultura e a inserção dos caieirenses nesse meio, despertando valores e conceitos fundamentais para sua formação intelectual.

Na área de cultura, a Secretaria também está desenvolvendo o Memorial Histórico e Cultural do município, planejando a criação do Museu Municipal e o desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura. Em 2017, através da Lei Complementar nº. 4919, foi criado o Fundo Municipal de Cultura, voltado para o fomento à cultura no município. A cidade também foi incluída no Sistema Nacional de Cultura, no Circuito Sesc de Artes e no Circuito Cultural de São Paulo, bem como no Colegiado do Cimbaju (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri).

E dando uma nova cara à gestão cultural do município, em parceria com o arte educador caieirense Bonga, foram feitos diversos painéis de arte urbana na cidade, a saber: na Estação CPTM, na Av. João Dártora, no Jd. Esperança, no Velódromo, na Avenida Waldemar Gomes Marino e no Centro de Eventos, que foi revitalizado e passou a se chamar Ícaro Della Torre de Oliveira.

Turismo

Além disso, 2017 foi um ano de grandes avanços para o núcleo de turismo. Dessa forma, puderam ser realizadas várias ações para o desenvolvimento desse setor no município: foram desenvolvidos o Inventário de Oferta Turística, o Estudo de Demandas e o Plano Diretor de Turismo, possibilitando o fomento do turismo em seus diversos segmentos: cultural, religioso, de negócios e eventos, ecoturismo, esportivo e social, por exemplo. Em relação a futuros projetos, a Secretaria está elaborando a criação de um Centro de Informações Turísticas e o processo para que Caieiras seja transformada num Município de Interesse Turístico.

Caieiras foi incluída também na Regionalização Turística de Negócios e Eventos do Estado de São Paulo, cadastrada no Ministério do Turismo) e foram criados tanto o Conselho quanto o Fundo Municipal de Turismo.

A audiência para o Plano Diretor de Turismo do Município também foi realizada com sucesso, apresentando as principais diretrizes para o setor.

Obras e melhorias

A Secretaria também deu início a reformas visando proporcionar espaços mais acolhedores aos munícipes: em 2017, foram realizadas reformas internas no Centro Educacional e Cultural Izaura Neves e a revitalização do Centro de Eventos, que ganhou nova pintura e passou a ser chamado de Ícaro Della Torre de Oliveira.

O boulevard do Teatro Municipal Maestro Sergio Valbusa também começou a ser construído, tornando o local ainda mais bonito e adequado para a recepção dos grandes eventos que o Teatro recebe mensalmente.

Novos projetos

Além dos eventos já tradicionais no município, a Secretaria de Ação Cultural e Turismo deu início a dois importantes projetos: em julho, foi realizada a 1ª “Festa Italiana e Cia.”, visando resgatar a memória histórica de todas as famílias caieirenses, valorizando o papel que cada uma teve para a formação da cidade que temos hoje.

O “Sábado nos Fornos”, outro projeto desenvolvido pela Secretaria durante o ano de 2017, proporcionou aos caieirenses a oportunidade de participar de uma agradável caminhada ecológica até os Fornos de Cal, que deram origem ao nome da cidade, e até mesmo conhecê-lo.

Outro projeto de cunho educativo é o “Redescobrindo Caieiras”, pelo qual alunos da rede municipal fazem um passeio pelos principais pontos da cidade, como os Fornos de Cal, a Concha Acústica, o Mirante do Cristo, o Paço Municipal e o Teatro Municipal Maestro Sergio Valbusa.

A Fanfarra Walther Weiszflog, através do projeto “Música nos Bairros”, também passou a realizar ensaios nos bairros, aproximando-se dos munícipes e destacando sua importância para a formação cultural dos caieirenses.

Os artesãos caieirenses também são um dos focos da atuação da Secretaria, que os convidou para uma reunião no Centro Cultural, dando início a uma nova proposta a tais profissionais, que serão inseridos na programação cultural da cidade, bem como na organização de feiras de artesanato a fim de descentralizar, potencializar e divulgar o trabalho desse segmento.

Segundo a Secretaria, muitos outros projetos estão por vir no ano de 2018, desenvolvendo ainda mais a Cultura e o Turismo municipais!

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?