Franco da Rocha
4 anos atrás

Unidade de Mamografia Móvel Gratuita em Franco da Rocha, já agendou seu exame?

Unidade de Mamografia Móvel Gratuita em Franco da Rocha, já agendou seu exame?

A Unidade de Mamografia Móvel Gratuita do Programa “Mulheres de Peito” para a campanha contra o câncer de mama estaciona sexta-feira, 12, no Paço Municipal, ao lado da prefeitura. O serviço visa incentivar a prevenção ao câncer de mama e estará na cidade até o dia 8 de março.

Mulheres franco-rochenses com idade entre 50 e 69 anos podem realizar, gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), exames de mamografia sem a necessidade de apresentar pedido médico.

A conquista resulta da luta do vereador Toninho Lopes (PSD) junto à secretaria do Estado da Saúde, travada há quase um ano. “Foram períodos de muitas negociações mas felizmente deu certo e estamos na expectativa de começar o atendimento”, salientou.

Além de mamógrafo, as carretas são equipadas com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Nas unidades móveis, as imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria da Saúde que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado fica pronto em até 48 horas após a realização do procedimento.

A infraestrutura (elétrica, hidráulica, assentos, banheiros e organização) ficará a cargo da Prefeitura. Além de emitir ofício, Toninho cobrou o prefeito pessoalmente.

Diariamente serão atendidas 50 mulheres de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h. Aos sábados, os atendimentos caem para 25, das 9h às 13h.

PROJETO MULHERES DE PEITO

O MULHERES DE PEITO, projeto da Secretaria Estadual da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, tem o objetivo de promover a saúde e a prevenção do câncer, realizar o diagnóstico precoce, tratar a lesão e reabilitar

Como diagnosticar?

O diagnóstico precoce do câncer de mama inclui o autoexame, o exame clínico e a mamografia. O autoexame da mama feito pela própria mulher deve fazer parte das ações de educação para a saúde.

É importante sempre fazer o autoexame, o exame clínico e a a Mamografia é o exame realizado nas mamas que permite diagnosticar de forma rápida o câncer de mama.

Como realizar o exame no MULHERES DE PEITO em Franco da Rocha?

A paciente agendada deverá se dirigir a Unidade Móvel com pedido médico, R.G e cartão do SUS.

De segunda a sexta-feira serão realizados 50 exames e aos sábados 25 O projeto atende mulheres a partir de 35 anos.

Para pacientes de 35 a 49 anos: apresentar o pedido médico, R.G e cartão do SUS (obrigatório);

Para pacientes maiores de 50 anos: apresentar apenas R.G e cartão do SUS (obrigatório). Nesta faixa etária estão isentas do pedido médico.

Quer saber mais? Acesse o site do Governo do Estado de São Paulo ou clique aqui


Fonte: Toninho Lopes
Foto: Reprodução

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?