Franco da Rocha
3 anos atrás

Vai tomar a vacinar contra a gripe? Confira as dicas do Toninho Lopes

Vai tomar a vacinar contra a gripe? Confira as dicas do Toninho Lopes

A gripe trata-se da infecção das vias respiratórias causada pelo vírus influenza. Geralmente surge no inverno e, apesar de ser apenas mortal em 1% dos casos, é altamente contagiosa, provocando sintomas desagradáveis como febre e dores no corpo.

A vacina da gripe, administrada na época certa, permite ao corpo ganhar resistências (anticorpos) contra o vírus da Gripe. Como é um vírus que se altera constantemente, é necessário anualmente fazer a vacinação para o corpo “reconhecer” o novo vírus.

A vacina deve ser administrada no início ou até meados do Outono, isto porque depois de receber a vacina o corpo demora cerca de um mês até estar preparado para combater as infecções por este vírus.

Qualquer pessoa com mais de 6 meses pode ser vacinado contra a Gripe, mas existem certos grupos que se encontram mais vulneráveis, por isso têm prioridade. Estes grupos são:

Pessoas com mais de 65 anos

Pessoas com o sistema imunológico comprometido

Portadores de doenças cardíacas ou respiratórias crônicas

Profissionais de saúde

Grávidas

A vacinação não deve ser feita durante episódios febris, pois pode aumentar a sintomatologia. Esta vacina geralmente não tem efeitos secundários, mas podem surgir alguns sintomas gripais leves.

Para alguns grupos de risco a vacinação é gratuita, deve-se informar no seu posto de saúde.

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?