Veja como amenizar a ressaca com boa alimentação

Veja como amenizar a ressaca com boa alimentação
Publicado por Redação Franco Notícias no dia 28/02/2015 em Bem Estar

O dia 28 de fevereiro é conhecido no Brasil como “Dia da Ressaca”, aquela sensação ruim que acontece quando você passa dos limites e bebe mais do que deveria. Cabeça explodindo, gosto amargo na boca, o barulho incomoda, a luz irrita e o estômago reclama. Exagerar na bebida é sinônimo de um dia seguinte repleto de mal-estar causado pelos efeitos do álcool no organismo. Segundo o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD), o número de brasileiros que ingerem bebida alcoólica frequentemente – uma vez por semana ou mais – aumentou 20% nos últimos seis anos.

De acordo com Flavia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, dentre os principais sintomas da ressaca estão: queda de glicose; incômodo estomacal, que vem acompanhado de náuseas, enjoos e vômitos; desidratação, que provoca a dor de cabeça e mal-estar; e o enfraquecimento do fígado. “Para absorver e metabolizar uma grande quantidade de álcool, o organismo tem que se desdobrar e, assim, acaba sobrecarregando todos os órgãos envolvidos no processo”, explica.

Ainda de acordo com a nutricionista, o consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde e está relacionado com problemas psiquiátricos e cardíacos, como arritmias e hipertensão, além de maior risco de desenvolvimento de câncer. “Os estragos podem atrapalhar a vida e causar danos irreversíveis para a saúde, como lesões cerebrais, diabetes tipo 2, úlceras e inflamações no estômago e intestino, hepatite, depressão, lesão nos rins, na bexiga, próstata e pâncreas, dentre outras doenças”, alerta.

Abaixo, Flavia lista bebidas e alimentos capazes de amenizar os males da ressaca. Confira!

BEBIDAS

Água: o álcool, mesmo que em pequenas quantidades, desidrata o organismo e o consumo de água é fundamental para evitar dor de cabeça, um sintoma muito comum da ressaca.

Chás: o chá de camomila é útil para curar problemas digestivos e náuseas. Adoçado com mel, a bebida ajuda a recuperar os níveis de açúcar no sangue. Já o chá de hortelã ajuda no processo digestivo e também na desintoxicação do corpo.

Suco de frutas: a bebida ajuda a regularizar os níveis de açúcar no sangue, que caem drasticamente após terem aumentado durante a bebedeira. Também repõe sais-minerais perdidos devido ao consumo do álcool.

FRUTAS

Banana: a fruta ajuda a recuperar o potássio perdido devido o consumo de álcool. Isso pode causar cansaço excessivo, náuseas, câimbras e ânsias. E para ajudar a evitar esses sintomas, uma banana pode ser uma boa aliada.

Tomate: rico em vitamina C e glutationa, substância da qual o corpo necessita para se livrar das toxinas deixadas pelo álcool no organismo.

TEMPEROS

Alho: antibiótico natural, o alho protege de infecções por fungos, vírus e bactérias. Rico em alicina e ajoeno, propriedades que têm ação anti-inflamatória e auxiliam em problemas digestivos.

Azeite de oliva: o óleo diminui o ritmo de absorção do álcool pelo organismo.

Gengibre: combate a náusea, pois tem ação anti-inflamatória no sistema digestivo.

GRÃOS

Integrais: o arroz integral tem alta dose de energia, com a vantagem de conter boa quantidade de vitamina B e proteína. Já os grãos em geral, são ricos em vitamina B e ácidos essenciais e são aliados no processo de desintoxicação, que o fígado coloca em ação para se livrar dos excessos cometidos.

Feijão: fonte de fibra e ácido fólico, além de proteína, é um bom alimento para ajudar na recuperação do corpo.

Quinoa: o grão é repleto de aminoácidos e nutrientes, que são essenciais para a saúde, principalmente em momentos de recuperação.

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