Caieiras
2 anos atrás

Vigilância Epidemiológica de Caieiras recebe prêmio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

Vigilância Epidemiológica de Caieiras recebe prêmio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

A Vigilância Epidemiológica de Caieiras recebeu na segunda-feira (25), pelo 3° ano consecutivo, o prêmio “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose”, durante o Fórum Estadual de Tuberculose 2017, que aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, concedido por representantes da Secretaria de Saúde do Estado, ao município que atingisse 85% de cura do total de pessoas infectadas pela tuberculose.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”, contagiosa, e como atingem a área dos pulmões, sua transmissão acontece pelas vias aéreas, como espirros e tosses. Essa doença muitas vezes não apresenta sintomas, mas quando ocorrem, os sintomas incluem tosse (às vezes, com sangue), perda de peso, sudorese noturna e febre.

Essa doença pode atingir a todos, porém, em sua maioria, afeta pessoas com maior vulnerabilidade social, já que suas condições de alimentação e higiene são mais frágeis, assim deixando-as suscetíveis a um grande número doenças.

No entanto, o principal problema para o controle da tuberculose no país não é exclusivamente o número de casos, e sim o índice de abandono do tratamento, que dura apenas 6 meses, dificultando o trabalho dos agentes epidemiológicos e disseminando a doença, que é transmitida tão facilmente.

Caso tenha algum sintoma, procure um médico ou entre em contato com a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone 4442-5236 ou presencialmente na Rua Capitão Alberto Graff Nº 201 – Centro de Caieiras.

 

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?