Novidades
5 anos atrás

Você já abraçou seus avós hoje?

Você já abraçou seus avós hoje?

Dia dos Avós é uma homenagem aos que, além de oferecer afeto, muitas vezes estão à frente da educação e até mesmo suporte financeiro dos netos. Por estas e outras razões se diz que os avós são pais duas vezes.

Porém, como em toda relação, os avós também tiram proveito do contato frequente com os netos. Os adolescentes, e até mesmo as crianças, são interlocutores importantes, trazendo novas informações, ajudando os idosos a compreender as novas dinâmicas sociais, além de levar movimento e alegria ao lar.

Segundo Fernando Tundisi Guimarães, coordenador do Centro-Dia Vitalia Brasil, a troca entre gerações é benéfica para ambos, promovendo interessantes trocas afetivas e cognitivas, além do aprendizado mútuo.

“No geral, as pessoas sentem mais necessidade de atenção quando chegam à idade mais avançada. É um período de grandes mudanças e a aproximação com os netos ajuda a combater a depressão, que atinge cerca de 10% das pessoas acima de 65 anos”, explica ele. “Por outro lado, os avós transmitem valores familiares, orientando e aconselhando os mais jovens”, conclui.
Além disso, o coordenador do Centro-Dia Vitalia Brasil ressalta que as brincadeiras, os diálogos, passeios, reuniões e atividades familiares estimulam intelectualmente o idoso, mantendo-o ativo fisicamente e mentalmente.

“É muito importante manter as relações sociais nesta fase da vida. Jogos da memória ou de tabuleiro, caminhadas, conversas sobre notícias e trabalhos manuais são ideias simples de como os netos podem passar o tempo com os avós, que os auxiliam de forma muito positiva”, diz ele.

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?