Bem Estar
5 anos atrás

Você vai ficar surpreso com esse coral e vai querer parar de fumar

Se você não fuma, parabéns… Agora se fuma, preste a atenção neste vídeo. Palco, o Auditório do MASP. Público, aguardando a apresentação de um dos Corais mais famosos da cidade de São Paulo, o Coral da USP.

Para surpresa de todos, sobe ao palco o Grupo Sua Voz do A.C.Camargo Cancer Center, composto por doze pacientes que, após o diagnóstico de câncer de laringe avançado, retiraram este órgão em uma cirurgia chamada laringectomia.

Acompanhados por fonoaudiólogos da instituição paulista, os pacientes interpretaram duas canções da famosa banda The Beatles – All you need is love e She loves you -, exibindo depois as placas com os dizeres “Escute a voz deste Coral – Não Fume“, emocionando o público presente. O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de laringe, com 7 mil novos casos/ano no Brasil, segundo o INCA.

Os pacientes que compõem o Coral Sua Voz – a maioria acima dos 60 anos – fazem uso de voz esofágica, prótese, laringe eletrônica (vibrador), fala bucal ou articulação de sons. A segunda voz, coube aos fonoaudiólogos.

“A combinação das vozes grossas dos pacientes, intercaladas com as vozes dos fonoaudiólogos, fica muito especial”, diz Elisabete Carrara de Angelis, que é a coordenadora do Grupo de Apoio ao Paciente Laringectomizado Sua Voz e diretora de Fonaudiologia Oncológica do A.C.Camargo.

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?